Como fazer o descarte correto do granulado de madeira e quais outras utilidades ele possui
Normalmente as pessoas têm o costume de fazer o descarte do granulado no saco de lixo comum.
Mas você sabia que ele pode ser descartado no vaso sanitário da sua casa? Não? Então vem com a gente que te explicaremos.
Por ser um produto 100% Biodegradável e livre de aditivos químicos, ele é um produto que pode ser descartado em vaso sanitário sem risco de entupir (mas atenção, tem que despejar gradualmente), no lixo comum ou ainda melhor, ser usado como adubo natural para suas plantinhas em casa.
Descarte correto
no vaso sanitário
Você sabe o que é a compostagem e como ela ajuda na melhora do meio ambiente?
Um pouco mais da metade de todo lixo produzido no Brasil é lixo orgânico.
O que é lixo orgânico?
Restos de frutas, legumes, verduras, casca de ovo e pó de café.
E vocês já se perguntaram para onde vai todo esse lixo?
Ele é descartado em locais chamados de aterros sanitários, junto com todos os outros tipos de lixo.
Isso é um problema, pois pode atrair animais transmissores de doenças, como por exemplo, ratos, pombos, moscas. E, além disso, o material orgânico libera um líquido que, quando entra em contato com metais contidos em eletrônicos, como por exemplo pilhas, torna-se altamente tóxico e poluente para o solo e para a água.
Uma solução para este problema é o que chamamos de compostagem.
Você sabe o que é compostagem?
A compostagem é um processo natural em que micro-organismos como bactérias e fungos transformam o lixo orgânico em adubo, que é um material rico em nutrientes saudáveis para o crescimento e desenvolvimento de plantas.
A composteira pode ser feita em casa de forma simples, utilizando recipientes nos quais serão depositados terra, serragem e matéria orgânica. Nestes recipientes podem ou não conter minhocas que auxiliam na mistura dos nutrientes.
Ao longo do processo de compostagem é gerado um líquido chamado de chorume, que não deve ser acumulado junto ao material em decomposição, pois prejudica o processo devido à falta de circulação do oxigênio.
Por isso, é importante que exista um recipiente destinado à coleta do chorume, que posteriormente pode ser diluído em água e utilizado na adubação de plantas.
O benefício de se ter uma composteira em casa e contribuir para a redução do descarte de resíduos orgânicos em aterros sanitários, diminuindo os impactos ambientais no solo, água e ar, além de reduzir a proliferação de transmissores de doenças.
Temos também a produção de adubos orgânicos de forma natural e gratuita e contribui para o desenvolvimento de plantas.
A dica que vamos deixar para você que gostou desse post e quer incluir a compostagem no seu dia a dia, é trocar a serragem pelo pó do nosso granulado higiênico de madeira CarePet.