Com certeza você já se pegou comendo algo e reparou que seu bichinho estava te olhando com aquele olhar de pidão. O ideal é que seu alimento principal seja a ração, não há mal nenhum dar um alimento diferente, mas existem alimentos bem prejudiciais para eles.
É difícil resistir àquela carinha, porém como tutores responsáveis, devem ter a total confiança do que podem oferecer a eles. Mas não desanimem, há diversos alimentos saudáveis que ajudam totalmente na saúde deles.
Quais os alimentos que eles podem consumir?
A abóbora é um dos legumes permitidos na alimentação dos cães. Rica em fibras e proteínas, ela ajuda a evitar a prisão de ventre canina. Além disso, é um ótimo exemplo de legumes para cachorro rico em Vitamina A, o que auxilia na saúde da pele e também dos olhos do cãozinho. Contudo, precisa ser oferecida sempre cozida, sem a casca e a semente. Seguindo esses cuidados, você pode dar para cachorro sem problemas!
Esse vegetal não é benéfico apenas para a dieta dos humanos, sabia? Os brócolis também podem ser introduzidos na alimentação dos pets, desde que seja preparado da maneira certa. O ideal é que você o sirva da mesma forma que a batata – cozido na água sem tempero nenhum. Você também pode misturar esse vegetal com a ração para tornar a dieta do doguinho mais saudável e nutritiva.
Frutas
A banana é uma das frutas que cachorro pode comer. Ela é uma boa fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais importantes para o organismo do pet, como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Por ser rica em frutose e calorias, deve ser oferecida com muita moderação para evitar obesidade e diabetes.
E quais são os alimentos que eles não podem comer?
Nenhum tipo de doce deve ser oferecido ao seu cachorro, porque não são próprios para o consumo dos bichinhos e o açúcar em excesso pode causar problemas de saúde, como a obesidade. Entretanto, o chocolate apresenta um risco a mais para o seu companheiro porque contém teobromina, uma substância altamente tóxica para o seu pet. Ela pode causar vômito, diarreia e, em casos mais graves, até desidratação e convulsão.
Esses são alguns dos vários alimentos que seus pets podem ou não consumir, caso você esteja dando algum alimento e tenha dúvida se pode dar ou não, faça uma pesquisa ou consulte um veterinário. É muito importante donos de pets estarem sempre dentro de tudo e de todos os assuntos sobre eles.